Para esclarecermos o que vem mudando ao longo do tempo temos que entender duas coisas básicas: o que é um Sistema Educacional, reunião de princípios coordenados de modo a formar uma doutrina, no caso voltado para o saber como as escolas, e Educação, conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras. Desse modo, diferente de como todos pensam, o sistema educacional e a educação são duas coisas diferentes.
Com o passar do tempo e com a quantidade de informações recebidas, os valores das pessoas foram mudando, em outras palavras, para que ter um bom estudo, se eu posso roubar e ser rico? Não preciso estudar, posso ser jogador de futebol e ter uma Ferrari.
Com o ganho de espaço feminino no mercado de trabalho, o conceito de família foi se modificando. Na época de nossos pais, a família perfeita era aquela em que o pai saía para trabalhar todos os dias, enquanto a mãe cuidava das crianças, levando-as na escola, dando banho, comida acompanhando o dever de casa, lavando, passando e esperando o marido com seu pijama separado e a mesa posta. O diálogo era uma coisa totalmente ignorada, e as refeições eram feitas com todos juntos sentados e sem uma televisão.
A partir da evolução atual, com as mães trabalhando fora e os pais tentando ser amigos dos filhos, os valores foram mudados, a valorização da família, da escola, o respeito pelos professores, pela diretora, estão cada vez mais distanciados no mundo atual.
A educação começa dentro de nossas próprias casas: muitos pais não incentivam os filhos a estudarem, pois pais ricos dão de tudo e deixam o filho com a imagem de que vai ser assim para o resto da vida, e se aquela profissão que ele escolher não der certo é só trabalhar na empresa do pai. Pais pobres mostram que cada vez mais a dignidade passa longe de suas casas. Se os pais não exigirem o respeito adequado, e não mostrarem o quanto é importante ter uma educação, a escola não vai poder moldar totalmente seus alunos.
Vejo o tempo inteiro reclamarem sobre o Sistema Educacional, o que o governo faz para melhorá-lo, mas temos que pensar em um país em que o aluno mata o outro na própria sala de aula, colocar uma carteira, uma lousa nova, investir nos professores, vai fazer com que tudo mude?
Primeiramente, o que tem que mudar é o psíquico, os valores, resgatar a importância da educação, da dignidade, do bom senso, da família, do respeito com os professores, tudo isso é o início para se ter um futuro melhor. Não adianta os professores receberem salários melhores, se eles só veem nos alunos, desinteresse, desrespeito e falta de valores morais. Qual vai ser o estímulo para ensinar pessoas assim?
Por Danielle
Nenhum comentário:
Postar um comentário