quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grade Curricular


Como na nossa proposta do blog,vou falar um pouco sobre o que achamos que é a solução para esse problema educacional, para a mudança de valorização.

Primeiramente relatando uma experiência própria, sou aluna do Jardim São Paulo e sento na primeira carteira,bem de frente para o professor. Não vou dizer que não converso na aula pois ninguém é de ferro, mas posso dizer que converso menos do que a maioria dos alunos. Quem realmente quer estudar se sente muito prejudicado, pois como dizia Hobbes “o Homem é o lobo do homem”, pois quando o homem achava que estava ajudando com a tecnologia, ele não pensou que poderia usar isso para prejudicar o próprio ser humano.

Na minha sala tem 30 alunos, estudo em uma escola particular bem conceituada. Mas a imagem é tudo, quando se vê o nome do meu colégio instantaneamente se remetem ao colégio melhor conceituado no Enem na Zona Norte. Entretanto, ao assistir uma aula não é isso que se encontra. Por exemplo, as pessoas não dão a devida importância a sua própria língua,pois a aula de gramática é a mais tumultuada,a maioria das pessoas está conversando, jogando vídeo game no celular, mandando mensagens, ouvindo música, ou até mesmo discutindo com professor assuntos que não vão chegar a lugar nenhum. A valorização de uma aula tão importante, básica principalmente para o vestibular é totalmente ignorada pelos alunos. Pois as pessoas estão tão acostumadas a ouvir os outros falarem errado que nem se incomodam mais.

A maioria das escolas não dão aula mas apenas palestram ou seja, chegam na frente dos alunos e falam até deixar seus ouvidos cansados de ouvir e não de prestar atenção.È muito fácil criticar o governo que não aumenta salário,que não dão recursos as escolas públicas,que não fazem isso ou aquilo.Mas o homem é um bicho adestrado como todos os outros,se os professores quiserem realmente mudar o interesse a disciplina, e fazer um futuro melhor para o país tem que juntamente com a escola fazer uma revolução nos valores e interesses estudantis.Para que alunos que fizeram seus pais pagarem mais de onze anos,não falem que querem fazer o que a nota de corte é menor,ou que vão fazer uma faculdade paga pois é muito mais fácil de entrar e até mesmo os alunos que estudaram em escolas públicas possam ver a oportunidade que eles tem,os recursos gratuitos que eles tem e ao invés de ficarem cuspindo,roubando e atirando,possam aproveitar essa oportunidade.

Como dito anteriormente o bicho homem é doutrinado,ou seja,se alguém ficar repetindo a mesma coisa por várias vezes na cabeça dessa pessoa ela ficara institucionalizada a isso terá um habito disso.O primeiro ponto que eu acho essencial é fazer uma aproximação da escola com os pais,colocando palestrar,sobre como educar,como fazer o filho estudar desde pequeno,pois tudo é questão de hábito.Se o pai falar para o filho desde pequeno que “Matéria dada é matéria estudada”,isso vai virar um hábito,e quando ele chegar no ensino médio que a quantidade de matéria é maior não vai sentir desespero,pois não estudara um dia antes da prova.Outra coisa importante é fazer os pais mostrarem para os filhos que eles não são amigos,e sim PAIS e o respeito está acima de tudo.Assim fora de casa eles perceberão que cada um tem seu papel e que o respeito é fundamental.Já em relação as aulas,os professores deviam fazer aulas mais dinâmicas,relacionando os assuntos com a atualidade,pois os alunos não estão interessados nos livros de 1500 anos atrás se tem milhões de coisas acontecendo no momento que podem se relacionar,a saída da escola em museus(na maioria das vezes gratuitos), e lugares para se aprender na prática, podem ser tomados como uma recompensa tanto nos colégios públicos como nos colégios privados.



Os alunos de escola públicas devem perceber quantos recursos eles tem para prosperar,bibliotecas gratuitas,cursos gratuitos, mas para isso eles tem que ir atrás,e a obrigação do colégio é direciona-los e mostrar o quanto eles tem sorte de terem a oportunidade de estudar, palestras de ética e cidadania de uma forma dinâmica. E principalmente mostrar para o aluno como no filme “Escritores da liberdade” que cada um é um,e não apenas uma nota no Enem, para dar foco as dificuldades e conquistas de cada um! Em momento nem um isentamos a falta de investimento do governo. Só achamos que se as pessoas parassem de reclamar de seus salários e das faltas de recursos e começassem a agir talvez passaríamos de um país “em desenvolvimento”,(em que os fatores sociais não acompanham o grande desenvolvimento dos fatores econômicos) para um país desenvolvido.



Por Danielle

Um comentário:

  1. É preciso trabalhar com dignidade e proficionalismo, os alunos não tem culpa do governo querer que eles sejam incultos, pois assim poderão manipular-los.....tenha consciência professor faça sua parte reclamar não melhorá a sociedade.....Mazzeo

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